Mentoplastia

Mentoplastia

Como funciona?

Mentoplastia é a cirurgia do queixo, pode ser de redução ou aumento. O queixo constitui um dos principais pontos de referência no estudo estético da face e faz um conjunto harmônico com o nariz, olhos, boca, etc. Poderá se apresentar em posição mais avançada ou mais retraída, em relação ao seu posicionamento ideal. Para ambos os casos existem correções cirúrgicas.

A cirurgia de mentoplastia no Brasil é mais frequente em homens do que em mulheres, permite remodelar o queixo utilizando-se implantes (aumento) ou o próprio osso, por intermédio de fraturas que podem avançar ou recuar o mento. Muitas vezes, o cirurgião plástico pode recomendar a cirurgia do queixo juntamente com a cirurgia do nariz, de modo a atingir proporções faciais equilibradas − isto porque o tamanho do queixo pode aumentar ou diminuir o tamanho percebido do nariz. Esta cirurgia ajuda a proporcionar equilíbrio harmonioso de suas características faciais para que se sinta melhor com a sua aparência.

A mentoplastia para correção do queixo retraído, pode ser realizada basicamente de 2 formas:

1) Fratura + avanço do osso do queixo. Nesta cirurgia, a incisão é feita por dentro da boca, onde realizamos um fratura do osso do queixo, trazendo-o para frente e fixado com uma mini placa e parafuso.



2) A segunda forma é através de inclusão de próteses (silicone ou polietileno), que são colocadas e fixadas junto ao osso do queixo, dando maior projeção local.



A prótese de mento de porex consiste em Polietileno biocompatível poroso de alta densidade. A estrutura aberta de poros intercomunicantes permite o crescimento de tecido internamente. Essa característica diminui acentuadamente a possibilidade de reabsorção óssea. Esta é a nossa preferência ao realizarmos a cirurgia de mentoplastia, pois diferentemente da prótese de Silicone, o porém não causa absorção óssea. A cicatriz poderá ficar por dentro da boca ou embaixo do queixo, a depender da indicação do seu cirurgião.