Otoplastia

Otoplastia x Orelha de Abano

Otoplastia nada mais é do que a cirurgia que corrige as orelhas. Crianças portadoras de orelha de abano geralmente se tornam motivo de brincadeira e gozação entre os colegas (“bullying”), e em virtude disso, passam a desenvolver sentimentos de tristeza, baixa auto-estima e depressão. Esse abalo emocional provocado pela condição resulta em traumas psicológicos que podem acompanhar o paciente por toda sua vida, reduzindo sua auto-confiança a medida que entra na idade adulta.

A Partir de Qual Idade é Recomendado Fazer a Otoplastia?

​Em virtude disso, a cirurgia de Otoplastia costuma ser indicada a partir de 5 anos de idade, pois é nesta época que a criança passa a ter problemas de auto-estima, e também porque a orelha já está com o tamanho aproximado da orelha de um adulto. Em adultos, a cirurgia de otoplastia pode ser realizada em qualquer idade, geralmente sob anestesia local.
A otoplastia, ou cirurgia da orelha, é uma cirurgia plástica relativamente comum e talvez seja um dos procedimentos estéticos de maior impacto no estado emocional e modo de encarar a vida do paciente. Uma das principais razões que leva esse paciente a procurar a otoplastia é a correção de orelhas muito protusas (“ orelha abano”), que se destacam na lateral da cabeça, atraindo atenção negativa para face e sendo motivo de grande constrangimento para o paciente, em qualquer idade.
A cirurgia é realizada através de uma incisão atrás da orelha, conde remodelamos a cartilagem da orelha com pontos e raspagens, afim de melhorar a relação da orelha com a cabeça.

otoplastia

Quais Crianças Podem Ser Submetidas a Otoplastia?

  • ​Crianças saudáveis, sem doença com risco de vida ou com infecções crônicas não tratadas de ouvido;
  • Geralmente, crianças com cinco anos de idade, ou quando a cartilagem da orelha já é estável o suficiente para a correção;
  • Crianças cooperativas e que sigam as recomendações médicas, crianças que sejam capazes de expressar o que sentem e não manifestam objeções durante a discussão da cirurgia.

otoplastia

Como é a Recuperação?

orelha de abano

  • O pós operatório da otoplastia é relativamente tranquilo e sua cicatrização é rápida , e o uso da Faixa Elástica é necessário por um período mínimo de 01 mês;
  • Evitar esforços físicos por 10 dias;
  • Tomar as medicações prescritas;
  • Evitar tomar sol.

Quer Receber Mais Informações Sobre Cirurgia Plástica? Inscreva-se!


Quer Receber Mais Informações Sobre Cirurgia Plástica? Inscreva-se!


Fechar Menu
Chamar no Whats
Olá, tudo bem? Gostaria de agendar uma consulta com dr. Felipe. Obrigada(o).
Powered by